terça-feira, 2 de junho de 2020

MAJOR FELIPE - JOSÉ DA PENHA


Major Felipe é um distrito de José da Penhamunicípio brasileiro no estado do Rio Grande do Norte. Foi criado pela lei estadual nº 3013, de 19 de dezembro de 1963.
distrito de Major Felipe está distante cinco quilômetros da sede municipal, a uma altitude de 284 metros em relação ao nível do mar. Limita-se a norte com o distrito-sede, a sul do Major Sales e Paraná, a leste com Marcelino Vieira e Tenente Ananias e a oeste com Luís Gomes e Riacho de Santana.
relevo do distrito é formado pela Depressão Sertaneja-São Francisco, que abrange uma série de terrenos baixos situados entre as partes altas do Planalto da Borborema e da Chapada do Apodi. Major Felipe está situado na área de abrangência das rochas metamórficas do embasamento cristalino, provenientes de idade Pré-Cambriana média e com idade variada entre um e 2,5 bilhões de anos.[
O tipo de solo predominante é o luvissolo, também chamado de bruno não cálcico, com nível médio ou alto de fertilidade, textura argilosa ou arenosa e a boa drenagem, além do solo podzólico vermelho amarelo equivalente eutrófico.Todo o território distrital está inserido na bacia hidrográfica do rio Apodi/Mossoró. A cobertura vegetal é formada pela caatinga hiperxerófila, com espécies de pequeno porte adaptadas a períodos de seca, como as cactáceas, e pela floresta caducifólia, cujas espécies de plantas possuem folhas pequenas e caducas, que caem durante a estiagem.
Levando-se em conta apenas a precipitação, Major Felipe possui clima tropical com estação seca (tipo Aw na classificação climática de Köppen-Geiger), com temperaturas médias anuais em torno dos 26 °C e índice pluviométrico de 856 mm/ano, concentrados entre os meses de fevereiro e maio. O tempo médio de insolação é de aproximadamente 2 700 horas anuais, com umidade relativa do ar de 66%.
FONTE – WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
PORTAL TERRAS POTIGUARES BEWS, COM 74 BLOGS E MAIS DE CINCO MIL LINKS. MOSSORÓ, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Minha lista de blogs